Inicía-se etapa nova do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC)

Inicía-se etapa nova do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC)

Na próxima terça-feira (19), às 9h, o secretário do Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno, realizará uma coletiva de imprensa na sede da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), no Centro de Eventos sobre a nova fase da Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC).

Após a coletiva, Bruno fará uma exposição acerca do ZEEC, para sete Câmaras Setoriais da Adece.

Iniciado em 2019, o Zoneamento Ecológico-Econômico já passou por três etapas: apresentação da proposta, planejamento; diagnóstico e prognóstico.

As audiências públicas dessa nova fase já estão agendadas. Dia 20 de outubro, em Fortaleza, acontece o primeiro encontro para os municípios da Região Metropolitana (São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Fortaleza, Eusébio e Aquiraz); dia 21, em Aracati, para os da Costa Leste (Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí); dia 26, em Camocim, para os da Costa Extremo Oeste (Chaval, Barroquinha, Camocim, Jijoca de Jericoacoara, Cruz, Acaraú, Itarema e Amontada); e encerrando, dia 27, será em Itapipoca, para os municípios da Costa Oeste (Itapipoca, Trairi, Paraipaba e Paracuru).

“Agora, vamos mostrar o trabalho técnico que já foi realizado e seguir escutando a população. Serão reuniões participativas com todos os setores da sociedade”, disse, Artur Bruno.

O ZEEC é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Superintendência do Meio Ambiente (Semace).

Tem como objetivo, estabelecer diretrizes de ordenamento e de gestão, de todo o Litoral cearense, considerando os recursos naturais e as dinâmicas socioeconômicas.

Para Bruno, “um instrumento poderoso e importantíssimo, da Política Estadual de Gerenciamento Costeiro que vai trazer mais segurança jurídica para os investidores, com garantias de proteção ambiental e segurança social para todos que estão vivendo ou trabalhando nas regiões litorâneas”.

Documento fundamental

O titular da Semace, Carlos Alberto Mendes Junior, destaca que o ZEEC é uma ferramenta fundamental para o licenciamento na medida em que faz o mapeamento geoambiental, aliada as características socioeconômicas.

“Por meio desse mapeamento, os empreendedores vão se nortear melhor e apresentar projetos que sejam mais viáveis. O estudo vai servir também para os técnicos avaliarem os impactos em áreas que são mais sensíveis ou em áreas que são de APP”, explica.

O professor Marcos José Nogueira de Souza, consultor técnico especializado, professor titular da Universidade Estadual do Ceará (Uece), considera o resultado do ZEEC um sucesso.

“É um documento fundamental para o Ceará, lida com o ordenamento territorial e com o desenvolvimento sustentável, pois na medida em que você ocupa indiscriminadamente qualquer ambiente essa atitude pode ser revertida em prejuízos futuros para a conservação da natureza”, afirmou.

Ele também lembrou que já são dois anos de trabalhos exaustivos, com atividades de campo, interpretações dos materiais do sensoriamento remoto, de forma a conduzir o mapeamento, e que se não fosse pela pandemia, poderia ter sido realizado em tempo mais curto.

“Enfim, usamos toda a tecnologia que nos possibilitasse chegar a resultados concretos em termos de um trabalho pragmático”, encerra. A expectativa, é que em novembro, o Governo do Ceará possa encaminhar projeto de lei com todos os seus anexos e mapeamento para a Assembleia Legislativa e, até o final do ano, o Ceará possa ter uma nova Política Estadual de Gerenciamento Costeiro.

Serviço

Quarta etapa do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC)

1)Audiência Pública: Região Metropolitana de Fortaleza (São Gonçalo do Amarante,
Caucaia, Fortaleza, Eusébio e Aquiraz).
Quando: Dia 20 de outubro de 2021
Horário: de 8h às 12h
Onde: Campus Fortaleza, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), na Av. Treze de Maio, nº 2081, Benfica, Fortaleza/CE.

2)Audiência Pública: Costa Leste (Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e
Icapuí).
Quando: Dia 21 de outubro de 2021
Horário: das 8h às 12h
Onde: Teatro Francisca Clotilde, na Av. Cel. Alexanzito, nº 697, Centro, Aracati/CE.

3)Audiência Pública: Costa Extremo Oeste (Chaval, Barroquinha, Camocim, Jijoca de
Jericoacoara, Cruz, Acaraú, Itarema e Amontada).
Quando: Dia 26 de outubro de 2021
Horário: das 8h às 12h;
Onde: Campus Camocim, do Instituto Federal do Ceará (IFCE), na Rua Raimundo Cals, nº 2041, Camocim/CE.

4)Audiência Pública: Costa Oeste ( Itapipoca, Trairi, Paraipaba e Paracuru).
Quando: Dia 27 de outubro de 2021
Horário: das 8h às 12h
Onde: Câmara Municipal de Itapipoca, na Rua Frei Cassiano, nº 750, Boa Vista, Itapipoca/CE.

fonte: Ceará Governo do Estado

foto:  Ceará Governo do Estado

Conheça nosso Instagram e deixe um recado aqui.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

4 comentários sobre “Inicía-se etapa nova do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará (ZEEC)

  1. балалар ішек инфекциясы, қауіпті ішек ауруы д дыбысы
    мен әрпі, әліппе д дыбысы мен әрпі скачать песни чёрный, кунсултан баймырзаев все песни лагерь
    балдаурен, лагерь балдаурен капчагай

  2. производство корма для
    животных франшиза, линия по производству кошачьего
    корма жүйрік жылқыға ат қою, ат есімдері профессия егерь зарплата, работа егерем в казахстане как снять ночной приступ кашля
    у ребенка форум, как остановить кашель у ребенка ночью комаровский

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *