Praia de Mundaú
Mundaú é uma praia do município de Trairi, no estado do Ceará, no Brasil. Localiza-se 150 quilômetros a oeste da capital do estado, Fortaleza.
Praia semi deserta, com muita tranquilidade e lindas paisagens, é uma das praias mais lindas dessa parte do litoral. A mare é baixa e a natureza nos brinda com piscinas naturais. Por conta de ter um mar calmo a Praia do Uruaú é excelente para crianças e idosos.
Localização
A Praia de Mundaú está situada no município de Trairi, a 150 km da capital Fortaleza. Mundaú conta com o acesso fácil feito a partir de Fortaleza pela CE-085 (rodovia estruturante) com destino à Trairi seguindo até a praia ou em um percurso off-road, partindo de Fortaleza em direção ao Litoral Oeste do Ceará.
O trajeto atravessa rios e dunas até chegar à Lagoa dos Burros e à Lagoa das Almécegas, com trilhas por dunas e mata nativa que levam à pequena vila. É uma praia ideal para um roteiro off-road pelo Ceará.
Etimologia
“Mundaú” é um termo da língua tupi e significa lagoa grande.
Características
A Praia de Mundaú é uma península abrigada por rochedos e é uma praia conhecida por suas belezas e piscinas naturais, o vilarejo foi citada como cenário pelo escritor cearense José de Alencar, no romance “Iracema”
O turismo começa a se desenvolver. A região tem muitos atrativos naturais, como recifes, manguezais, lagoas temporárias, dunas, além do Rio Mundaú.
As dunas são próprias para a prática de surfe de areia. Nos fins de tarde, vale a pena visitar as rendeiras da vila e observar suas técnicas ancestrais de artesanato.
Atrações
Uma das principais atrações do local é um passeio de buggy pelas dunas ou até outras praias da região, como as praias da Baleia e Emboaca. Elemento fundamental da paisagem, as dunas formam um complexo percurso de trilhas que superam qualquer atração de parque temático.
A rusticidade do lugar faz com que Mundaú não seja uma praia tão badalada e por isso ainda tem o ar de pequena vila de pescador. Seus principais atrativos são os recifes, manguezais, lagoas temporárias, dunas, o Rio Mundaú e os esportes náuticos windsurf, kitesurf, caiaque e pesca amadora e com a água doce de um riacho que abastece a vila, é ótima para o mergulho livre e o banho de mar.
As dunas são próprias para a prática de surfe de areia. Nos fins de tarde, vale a pena visitar as rendeiras da vila e observar suas técnicas ancestrais de artesanato.
Logo de cara, os visitantes que chegam pela primeira vez na região se deparam com uma belíssima visão proporcionada pelo exótico trecho de dez quilômetros entre o entroncamento que dá acesso às praias de Flexeiras e Mundaú.
É que a rodovia também funciona como um divisor: de um lado ficam as dunas de areia amarelada e do outro fica a praia de areias claras e mar que hora está verde e hora está azul.
Recursos naturais
Muito buscado para veraneio, a vila de Mundaú possui uma ampla vegetação na costa, formando um verdadeiro oásis. As pousadas e as casas são cercadas por coqueiros, cajueiros, goiabeiras, graviolas, mangueiras, entre outras árvores frutíferas. Devido à proximidade do rio, a vegetação permanece verde o ano inteiro.Na foz do Rio Mundaú, a vila de pescadores tem mar calmo e é muito procurada para os passeios de catamarã.
Dunas de areias brancas, o encontro entre o rio Mundaú e o mar, além das lagoas, como a de Cabeceiras, são um espetáculo para os olhos de qualquer visitante. A localização de Mundaú está entre as mais privilegiadas do Estado: a praia se encontra na ponta do município de Trairi, limite com Itapipoca.
Vila
Tem população de aproximadamente 8 000 habitantes e vive fundamentalmente da pesca e do comércio das mulheres rendeiras.
Apesar de urbanizada, com ruas de calçamento e lugares estruturados como as praças do Mirante e de São Miguel, a vila mantém seus ares bucólicos ideais para os que buscam tranqüilidade e para os casais apaixonados as pousadas são um atrativo a parte sendo possível fazer refeições como o almoço e o café da manhã ao som suave do barulho do mar.