Praia de Tatajuba
A praia de Tatajuba está situada no município de Camocim, a aproximadamente 390 quilômetros de Fortaleza. É uma das mais encantadoras do litoral do Ceará. Por possuir uma localização de difícil acesso, seu território é quase intocado, e possível apenas através de carros de tração 4×4.
Como Chegar
Partindo de Fortaleza, é possível chegar ao local partindo na rodovia BR 222 até o município de Granja, em seguida pegue uma estrada de terra para o distrito de Parasinho. Esse trecho é possível seguir somente dede tração 4×4 ou em buggy.
Depois disso, siga para a Jijoca de Jericoacoara, e na bifurcação que vai para Jericoacoara, siga a estrada de terra até Guriu. Outra opção, é ir até Camocim, atravessar o rio Coreaú de balsa e ir buggy pela praia até Tatajuba.
Atrações
A praia é cercada por um ecossistema rico em dunas fixas e móveis, mangues, falésias e lagoas. O percurso até a região da Praia de Tatajuba pode ser feito por meio de um passeio muito divertido e emocionante. tendo direito a travessia de balsas, e um passeio de buggy por lugares exóticos.
Vilarejo
Próximo a Praia de Tatajuba havia um vilarejo de pescadores que foi soterrado pelas dunas por volta de 1980, mas foi reconstruído à margem do rio Tatajuba e foi nomeado como Nova Tatajuba. O passeio que leva até esse destino dura em torno de cinco horas, atravessando o Rio Guriú e cruzando a praia do Mangue Seco.
No caminho, é possível desempenhar algumas divertidas atividades, como escorregar por um monte de areia de 60 metros com uma prancha de madeira. No Mangue Seco é possível realizar um passeio de barco pelo manguezal até uma colônia de cavalos marinhos.
Atividades
O local é dotado de belezas naturais,como coqueiros, dunas, e o mar. Possui ventos fortes, o que promove a prática do kitesurfe.
Outra atividade praticada é o sandboard, principalpente em um lugar muito conhecido como Duna do Funil. Lá também é um lugar onde muitos bugueiros se divertem.
Onde ficar Tatajuba
A Associação Comunitária dos Moradores de Tatajuba (Acomota) faz parte da Rede Cearense de Turismo Comunitário (Tucum) e articula localmente a hospedagem de visitantes em casas de nativos e pousadas domiciliares.