Cine São Luiz
O Cinema São Luiz (Cine São Luiz) é um cinema que pertencia ao Grupo Severiano Ribeiro localizado em Fortaleza, tendo capacidade para 1.500 pessoas. Teve sua construção iniciada em 1939, sob projeto de Humberto da Justa Menescal. A decoração em gesso, o teto e as paredes laterais ficaram a cargo de Osório Pereira e Marcelino Guido Budini. No local funcionava o Cine Politheama, também do grupo e vizinho era a residência da família Severiano Ribeiro que foi parcialmente destruída para abrigar passagem lateral do prédio.
Em 1958, a edificação foi concluída e inaugurada. Sua primeira sessão foi em 26 de Março, com a exibição do filme “Anastácia, a princesa esquecida” e a renda revertida em benefício da Campanha de Benfeitores da Santa Casa de Misericórdia e do Asilo do Bom Pastor. Estiveram presentes a festividade as autoridades locais e o Senhor Luiz Severiano Ribeiro, idealizador e proprietário do Cinema São Luiz. A programação ainda se prolongou por um mês, tendo projeção de filmes diariamente.
O edifício possui um saguão, cujas escadarias têm lajeado e revestimento em mármore de Carrara, além de três grandes candelabros de cristal importados da antiga Tchecoslováquia. Tem Tombo Estadual segundo a Lei nº 9.109, de 30 de julho de 1968, através do decreto nº 21.309, de 13 de março de 1991. A edificação passou por algumas alterações para acompanhar as novidades tecnológicas, como a implantação de equipamento de som mais moderno.
Em 1995 o São Luiz passa a ser o espaço de apresentação do Cine Ceará. É também o principal espaço de outros festivais de cinema que ocorrem em Fortaleza.
Atualmente está arrendado à Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Ceará), que Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro. O referido cinema sofreu com a competição das modernas salas de projeção dos shoppings centers e com a desvalorização do centro da cidade. Desde Outubro de 2005, o Centro Cultural é palco de Festival de Jazz e Blues e de shows, além das típicas exibições de filmes.
CINE SÃO LUIZ : PATRIMÔNIO DO GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
A criação do Centro Multiuso de Difusão da Cultura Luiz Severiano Ribeiro foi anunciado em novembro de 2011, durante a assinatura do contrato de compra do Cine São Luiz, que passou a fazer parte do patrimônio material do Governo do Estado do Ceará. O secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, representando o governador Cid Gomes, e Luiz Henrique Severiano Ribeiro, representando a família proprietária do imóvel, assinaram o contrato de compra do imóvel no valor de R$ 2 millhões e 200 mil.
Segundo o secretário da Cultura, Francisco Pinheiro, o Cine São Luiz, uma vez reativado como equipamento público cultural, transformando-se em solo fértil de possibilidades (cinema, teatro, shows musicais, etc.) e favorece condições para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, a expandir ações estratégicas de incentivo à cultura colaborando com o fortalecimento do projeto de revitalização do corredor cultural do centro de Fortaleza, engrandecendo nossa identidade e invitando os cidadãos a se congraçar com espaço público em uma construção coletiva sustentável da cultura.
Patrimônio histórico presente no coração da cidade, O Cine São Luiz, tem como palco, a praça do Ferreira, um dos locais mais simbólico para os fortalezenses, o equipamento cultural cria vínculos e consegue ativar o espiral cultural juntamente com os equipamentos públicos culturais do centro da cidade, atestando assim, o protagonismo local e a pluralidade cultural do Estado.
Após as obras de restauração, iniciadas em dezembro de 2013, o espaço funcionará como cine-teatro, com apresentações de dança, teatro e música, com 308 m² de palco. A área já existia, mas era encoberta pela tela de exibição dos filmes. O lugar ganhou ainda três camarins, salas de figurino, costura, técnica. A proposta é que o São Luiz receba visitantes não só interessados em cinema, mas também em outras linguagens, como teatro, dança e música. A reabertura do cineteatro está prevista para o dia 22 de dezembro de 2014.