Turismo religioso leva milhões de visitantes ao Cariri no Ceará

Turismo religioso leva milhões de visitantes ao Cariri no Ceará

O Turismo Religioso no Cariri atrai milhões de visitantes.

Somado a riqueza natural e a criatividade do artesanato da Região do Cariri, está o turismo religioso. A começar por Juazeiro do Norte, terra do Padre Cícero Romão Batista, o “Padim Ciço”, que somente em 2011 recebeu 2,5 milhões de visitantes entre curiosos e devotos do Padre.

Segundo o secretário de turismo e romaria da cidade, José Carlos Santos, mesmo com outros atrativos, a maioria dos visitantes vai a Juazeiro do Norte pelas romarias. “Vem muito cearense e muitos de outros estados do Nordeste também. Principalmente de Pernambuco e Alagoas”, afirma.

Segundo o gestor, somente entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, quando ocorre a romaria ao túmulo de Padre Cícero, segunda maior do país, a cidade recebe 500 mil visitantes.

Os pontos de peregrinação religiosa em Juazeiro do Norte são paradas obrigatórias para a maioria dos romeiros e curiosos. O trajeto começa pelo túmulo de Padre Cícero na Capela do Socorro.

Em seguida, as paradas são: a primeira igreja de Juazeiro do Norte, a Basílica de Nossa Senhora das Dores e o Memorial do Padre Cícero, que abriga uma exposição com objetos usados por ele ao longo da vida. A casa do “Padim” também está aberta ao público para visitações.

No alto da Colina do Horto, está a estatua de 27 metros de altura de Padre Cícero. Nos pés do monumento, milhares de fiéis escrevem pedidos e agradecem as graças alcançadas, além de aproveitarem a vista proporcionada por uma das mais belas paisagens do município.

A estátua tem 41 anos de existência e foi reformada neste ano em comemoração ao Centenário de Emancipação de Juazeiro do Norte.

Da Colina do Horto, segundo o secretário Santos, a peregrinação segue por uma trilha de três quilômetros. No fim da trilha, há um espaço de meditação para os romeiros, com capelas e paisagens preservadas. Meditação que continua no Santuário dos Franciscanos, onde uma gruta proporciona o famoso “Passeio das Almas”.

 

Fonte: G1
Foto: Prefeitura de Juazeiro do Norte/Divulgação

Conheça nosso Instagram e deixe um recado aqui.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.