Praia do Cumbuco é a primeira praia do Ceará a alcançar selo ecológico Bandeira Azul

Praia do Cumbuco é a primeira praia do Ceará a alcançar selo ecológico Bandeira Azul

O selo Bandeira Azul é uma chancela ecológica entregue às praias, marinas e embarcações de turismo com normas internacionais adequadas de gestão ambiental. Praia do Cumbuco Bandeira Azul.

A Praia do Cumbuco, em Caucaia, a 20,3 km da Capital, foi a primeira praia do Ceará a alcançar a certificação do selo Bandeira Azul 2022/2023.

O selo que Cumbuco recebeu é o maior prêmio ecológico internacional concedido a praias, marinhas e embarcações de turismo. Esta é a primeira praia do Ceará a conseguir o feito.

Além disso, esse selo é concedido a praias e marinas que seguem critérios de sustentabilidade, qualidade da água e outros fatores com gestão ambiental adequada por normas internacionais.

O selo Bandeira Azul

O Selo Bandeira Azul é um certificado internacional concedido pelo Fundo Educacional para o Meio Ambiente (FEE) a praias e marinas que atendem a critérios ambientais, de segurança e de qualidade de serviços. No Brasil, a certificação é concedida pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

As vantagens de uma praia receber o Selo Bandeira Azul incluem:

  1. Atração de turistas: o Selo Bandeira Azul é um símbolo de qualidade e atrai turistas que procuram por locais seguros e bem cuidados.
  2. Melhoria da qualidade ambiental: para receber o Selo Bandeira Azul, as praias devem atender a critérios ambientais rigorosos, o que contribui para a conservação do ecossistema local e para a preservação da biodiversidade marinha.
  3. Segurança: as praias com o Selo Bandeira Azul passam por rigorosas avaliações de segurança, garantindo aos banhistas um ambiente seguro e agradável.
  4. Qualidade de serviços: as praias com o Selo Bandeira Azul devem oferecer serviços de qualidade aos banhistas, incluindo banheiros, chuveiros, lixeiras e postos de primeiros socorros.

Bandeira Azul: Praia do Cumbuco é a primeira do Ceará a alcançar certificação

Para se qualificar, o município chegou a se qualificar em diversos critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, os quais devem ser mantidos e comprovados anualmente.

A festa de certificação da Praia do Cumbuco será realizada no mês de novembro deste ano.

A cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul está prevista para acontecer às 9h, em frente a Pousada Katavento, na Praia do Cumbuco.

No resultado das análises foi comprovado que as águas do local possuem excelente qualidade, segundo o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) Leandro Alves.

Três trechos foram analisados em toda a extensão do litoral do Cumbuco, resultando em mais de 280 amostras.

Entenda mais: Cumbuco é a única praia do Ceará a receber a certificação Bandeira Azul

Assim, o selo Bandeira Azul faz da Praia do Cumbuco a primeira no Ceará e a maior extensão certificada pelo prêmio até essa data, com um total de quatro quilômetros.

Para manter a certificação, a Secretaria de Turismo e Cultura (Setcult), juntamente com o IMAC, implementará mais ações no local.

Adiante as instalações de lixeiras, postos de salva-vidas, criação de banheiros com acessibilidade e placas com o logotipo da Bandeira Azul.

Praia do Cumbuco é a 1ª do Ceará a conquistar certificado internacional Bandeira Azul

Serviço: Hasteamento da Bandeira Azul

Local: Pousada Katavento

Data: 26/11 (sábado)

Horário: 9h

Acompanhe o nosso blog para mais dicas.

Conheça também nosso instagram.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.