Parque do Cocó recebe área ampliada equivalente a 10 campos de futebol

Parque do Cocó recebe área ampliada equivalente a 10 campos de futebol

Parque do Cocó recebe área ampliada equivalente a 10 campos de futebol. A área total do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, será ampliada com o equivalente a 10 campos de futebol. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), serão acrescidos mais 10 hectares, e a unidade de conservação passará dos atuais 1.571,29 para 1.581,25 hectares.

A expansão deve ser formalizada em live do governador Camilo Santana, em evento nesta quarta-feira (2). Esta é a semana do Meio Ambiente, cujo dia internacional é celebrado no próximo sábado, dia 5 de junho.

Em agosto de 2019, o titular da Sema, Artur Bruno, anunciou que o Parque ganharia mais 8,28 hectares, chegando a 1.579. O acréscimo seria de uma área de dunas fixas localizada nas proximidades do bairro Cidade 2000. No entanto, a inclusão atrasou por dificuldades na documentação, segundo o secretário.

O titular da Sema afirma que parte da área sofreu degradação pela ocupação humana, mas que um acordo com a comunidade local deve instalar uma Areninha e um calçadão de 800 metros para a prática de atividades físicas. Além disso, haverá o plantio de mais árvores na região.

Equilíbrio do clima

O Parque do Cocó foi regulamentado em junho de 2017, cerca de 40 anos após as primeiras reivindicações para as demarcações oficiais. Hoje, é o maior parque natural urbano do Norte/Nordeste e o quarto da América Latina. Parque do Cocó recebe área ampliada equivalente a 10 campos de futebol

Mesmo com os atuais 1.571 hectares, a unidade é sete vezes maior que o Parque Ibirapuera, em São Paulo, que possui 221 hectares, e 4,5 vezes mais extenso que o Central Park, em Nova Iorque, com 341 hectares.

O secretário Artur Bruno defende que qualquer nova anexação ao Parque representa uma vitória.

Fonte: OPovo
Foto: Nilton Alves

Conheça nosso Instagram e deixe um recado aqui.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.