Congresso Brasileiro de Guias de Turismo será realizado no Maranhão

mais de 200 profissionais participem da programação, que será realizada no Rio Poty Hotel entre os dias 23 e 29 de maio. O evento é realizado pela Federação Nacional dos Guias de Turismo (FENAGTUR), em parceria com o Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão (SINDEGTUR/MA) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado da Cultura e Turismo (Sectur).
Sob o tema ‘Cultura, Diversidade e Acessibilidade’, o evento tem como objetivo discutir o atendimento a diferentes públicos, a exemplo do LGBT, terceira idade, além de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “A abordagem deste ano é muito oportuna. O guia de turismo é fundamental para atrair visitantes para os mais variados destinos e, para isso, é importante que esteja qualificado a atender com excelência todos os públicos”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.
Durante os sete dias de programação do Congresso, o Maranhão contará com stand institucional repleto de informações sobre o potencial turístico do Estado, com seus destinos de sol e praia, culturais, ecoturismo e aventura. O evento também contará com uma palestra de capacitação, que será ministrada pelo secretário adjunto da Sectur, Hugo Veiga.
“Essa é uma excelente oportunidade para enfatizar a importância do guia de turismo, ao passo em que amplia sua qualificação e se tornam multiplicadores dos atrativos que fazem do Maranhão um excelente destino turístico. Os guias vão movimentar a cadeia de turismo e, inclusive, vão trazer alguns grupos para conhecerem o estado”, destacou o secretário Adjunto da Sectur, Hugo Veiga.
O CBGTUR
O Congresso Brasileiro de Guias de Turismo acontece anualmente e, desde a sua primeira edição, realizada em São Luís, em 1980, reúne um número expressivo de profissionais, estudantes, pesquisadores, gestores, empresários, empresas públicas e privadas (direta e indiretamente ligadas ao Turismo).
A recepção do XXXVI CBGTUR em 2016, na capital São Luís, é uma oportunidade para o fomento da atividade turística local e geração de renda para a comunidade, uma vez que o histórico de participantes do evento é crescente e conta com a presença de profissionais nacionais e internacionais. A expectativa é de que, cada vez mais, ofereçam o Maranhão como destino turístico.
O público estimado para o evento é de mil pessoas, entre guias de turismo, estudantes e turistas (acompanhantes), vindos de todos os estados brasileiros. Para congressistas já inscritos, o principal objetivo de sua participação é conhecer o Maranhão e comercializá-lo em seus estados como um potencial produto turístico.
Durante o evento serão divulgados e discutidos temas por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos, além de visitas técnicas nos polos turísticos do Estado como São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Alcântara, Lençóis Maranhenses e Rota das Emoções – produto turístico que integra os estados do Maranhão, Piauí e Ceará.