Apresentação Colunista Educação Financeira Alex Silva

Apresentação Colunista Educação Financeira Alex Silva

Olá caro leitor, me chamo Alex Silva e hoje início aqui nessa página um projeto muito interessante falar sobre educação financeira, investimentos e sonhos, claro, e criar uma relação entre eles para trazer a você, caro leitor, a possibilidade de conhecer mais sobre esse mundo que pode trazer viradas de chaves na sua mente e na sua vida.

Gostaria de nesse primeiro momento me apresentar e falar um pouco da minha jornada e quais são meus objetivos e meu grande propósito.

Por volta de outubro de 2017 conheci, o que para mim, parecia ser a galinha dos ovos de ouro, o pote de ouro no final do arco-íris o meu bilhete premiado. Sim, estou falando do day trade, e todo seu “marketing” agressivo de enriquecimento rápido e fácil.

Afinal quem não quer ganhar grana na frente de uma tela de computador no conforto da sua casa com a família, na praia tomando uma cervejinha, na serra ou até mesmo com amigos em um bar. Não importa, qualquer canto é hora e lugar de tirar um dinheiro do mercado.

Fala sério vai, quem não se seduz por isso. Na época eu era um rapaz de 26 anos, trabalhava na única siderúrgica integrada do estado do Ceará. Um bom emprego, mas o qual não cabia mais nos meus planos de futuro.

Eu queria mais, e não conseguia ver sentido em continuar ali. Por um ano eu arquitetei minha saída de mestre rumo a minha liberdade e ao meu sucesso. Treinei quanto pude operações no day trade, fiz cursos gratuitos e pagos para aprimorar meu operacional e ganhar tempo de tela, e não importava nesse momento ganhar ou perder, porque todo guru de day trade ensina que esse momento é de aprendizado e não de ganhos, então pode perder dinheiro a vontade.

E eu fiz isso, perdi não só meu dinheiro, mas também do meu pai, um grande incentivador das minhas loucuras, aliás temos loucuras parecidas.

Em agosto de 2018 sai da empresa, entre outros erros clássicos de alguém que não tem um mínimo de educação financeira, cometi o de achar que estava preparado para viver do mercado, era hora de ficar rico.

Entenda que não estou criticando essa modalidade, nem tão pouco quem gosta de operar com ela, mas acredito muito que é questão de perfil, e principalmente por motivos financeiros eu não tinha esse perfil.

Não fiquei rico, saiu tudo errado, mas ficou uma sementinha plantada. Entendi ali que algo tinha que mudar em mim. Busquei conhecimento em livros e li o que foi o divisor de águas na minha vida. Um best seller de Robert Kiyosaki, “ Pai rico, Pai pobre”.

Nesse momento entendi que educação financeira é tão ampla que pode mudar uma realidade, e estou falando de fatos e não uma suposta ilusão como o “marketing” do day trade traz.

Comecei a consumir conteúdo relacionado a educação financeira e comecei a transformar minha mentalidade e a forma como eu lidava com o meu dinheiro. Mesmo não vingando no day trade, a bolsa de valores foi algo que gerou paixão em mim e ficou na mente, estudei muito sobre investimentos também.

Aprendi que investimentos é uma área da educação financeira e saber diferenciar o que é um especulador de um investidor.

Em 2020 no meio da pandemia encontrei o curso de Educador financeiro, hoje perto de finalizar minha certificação pelo Instituto Sopaer e fazendo sempre cursos específicos de investimentos. Mudei minha realidade, voltei a sonhar, a planejar a viver. Toda pessoa tem direito a voltar a sonhar na vida e viver sua melhor versão nessa terra, acredito muito que educação financeira é uma ferramenta para potencializar exponencialmente esse processo.

Me chamo Alex Silva, sou educador financeiro e estou aqui para ajudar você a trilhar o caminho, pelos investimentos, de sucesso e prosperidade. Forte abraço.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.