Aeroporto de Jericoacoara será inaugurado dia 24/06
O Aeroporto Regional de Jericoacoara também conhecido como Aeroporto do Polo Turístico de Jericoacoara/Aeroporto Comandante Ariston Pessoa, será inaugurado ás 14hs do dia 24/06/2017 (sábado) com um voo vindo de São Paulo em direção a Região de Jericoacoara, com uma comitiva de autoridades cearenses. O voo será operado por um Boeing 737-800 aos sábados, saindo do Aeroporto de Congonhas (SP), às 10h30, e chegando a Jericoacoara às 14 horas. A volta sai de Jericoacoara às 14h30, chegando a Congonhas, às 18 horas.
Haverá apresentação de Capoeira no saguão do Aeroporto de Jericoacoara e apresentação de quadrilha junina na área de check in, são esperados de 3 a 4 mil pessoas para a inauguração do Aeroporto.
“A conclusão do Aeroporto de Jericoacoara tem uma importância fundamental para o turismo do Litoral Oeste, alavancando a economia local, não apenas de Jericoacoara, mas de outras praias e destinos da região”, destacou o secretário Arialdo Pinho.
Arialdo Pinho afirma ainda que a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) está planejando uma série de ações em conjunto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para preservar as características de Jeri. “Estamos trabalhando para melhorar e controlar acesso, estacionamento, coleta de lixo, água, esgoto, entre outras questões. Tudo para que a identidade de Jericoacoara não seja prejudicada”.
O aeroporto de Jericoacoara fica na verdade no município vizinho de Cruz na Rodovia Estadual 085 a 25 km de distância da Vila , por conta da área de preservação de Jericoacoara, uma estratégia do Governo para evitar qualquer possibilidade de restrição legal.Também encurtará significativamente a distância de Fortaleza, a capital, que de carro é de seis horas, de avião será de apenas uma hora.
O terminal de passageiros de Jericoacoara tem aparência campesina, com janelas e paredes em vidro e cobertura de telhas de madeiras. A pista terá comprimento de 2,2 mil metros e 45 metros de largura, o que permite o pouso e decolagem de aeronaves de grande porte, como o Boeing 767-300, padrão para o projeto. Também estão previstas alfândega e Polícia Federal. Isso significa que vai receber voos internacionais sem necessidade de conexão no Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza. Os voos serão operados inicialmente pelas companhias áreas Gol e Azul.