Amontada
Amontada não escapa a regra, porquanto, ao surgirem das brumas do tempo os nomes das primeiras pessoas e famílias a darem vida a esta terra, já existiam um povoamento anterior, de nome próprio São Bento da Ribeira do Aracatiaçu, onde o “São Bento” sugere que, antes da chegada dos primeiros colonos portugueses historicamente conhecidos, já houve presença de “brancos” na região.
Aceita, pois as fatalidades do não-acesso àquele período pré-histórico satisfazem-nos em tentar reconstruir a história propriamente dita de Amontada, com base nas informações disponíveis. Há informações de documentos escritos e relatos pessoais.
As informações registradas são raras e não tiveram no passado a atenção necessária à conservação por parte dos primeiros moradores da cidade. Já os relatos pessoais, ainda que aqui e ali são consideradas incompletas, distorcidas e manipuladas, vêm de pessoas de idade provecta, vivas ainda hoje.
A história de um município precisa ser vista, levantada e interpretada a partir de seu território inteiro, não só com base na sua sede urbana.
A sede de Amontada tem sua história e evolução intimamente ligada ao território amontadense inteiro, haurindo-se sua razão de ser de todos aqueles que compuseram e ainda compõem a coletividade.
Começamos a trajetória histórica com uma elucidação da paróquia de Amontada, porque este fator religioso lança muita luz sobre a realidade amontadense dos tempos passados.