Serras do Ceará
Guaramiranga
Situada a 110 quilômetros Fortaleza, o município serrano encontra-se a 865 metrosde altitude, totalmente inserido na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, com temperatura que varia entre 18 e 25ºC.
A paisagem proporciona um clima úmido e vegetação típica de mata atlântica intensificada pelas cores das flores nativas da região, surpreende seus visitantes com uma visão diferente do Ceará. Com uma população acolhedora a cidade tem se destacado no cenário nacional principalmente pela realização de diversos eventos de cunho cultural e turístico. É o local ideal para um convívio mais próximo à natureza.
Atrativos
De vários locais da cidade é possível ver o Mirante do Pico Alto (13 km do centro), ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1.115 metros de altitude o 2º maior do Ceara e 3º do Nordeste. Do Pico, pode-se avistar a transição da serra com o sertão cearense, além de parte do rio Pacoti. O acesso ao local pode ser feito através de trilhas ecológicas ou por estradas de asfalto.
Cultura
Dentre as expressões culturais do Município, destacam-se as edificações religiosas, chácaras, capelas e sobrados; o artesanato; grupos de teatro, música e coral; a gastronomia; eventos como o Arte e Flor, o festival Nordestino de Teatro e o Festival de Jazz & Blues.
As flores que fazem o cenário de Guaramiranga também podem ser consideradas atrativos naturais. O município é hoje o maior exportador de flores do Brasil. Além disso, ainda existem o Parque Ecológico de Guaramiranga, uma área de proteção ambiental, as cachoeiras de São Paulo e do Urubu.