Quando ir ao Ceará – Dicas de viagem

Quando ir ao Ceará – Dicas de viagem

Quando vamos montar um roteiro no Ceará, não podemos pensar so em Fortaleza e Jericoacoara. Tem tantos lugares bonitos para visitar que é possível ficar mais de duas semanas por aqui sem repetir atrações.

Se você não tem noção de quantas praias tem no Ceará, saiba que são mais de 80 opções para apreciar.

Você tem as opções como praias, lagos, falésias, parque aquáticos e muito mais, em lugares como Morro Branco, Canoa Quebrada, Guaramiranga, Cumbuco, etc. Para quem gosta de natureza, o Ceará o local ideal para isso!

Nós do Turismo Ceará vamos te ajudar a criar e por isso separamos algumas dicas com base nos passeios que existem no nosso Ceará!
Veja, a seguir, dicas de roteiro de praias no Ceará e tente descobrir quais são as praias mais bonitas e quantos dias ficar no estado.

Clima ideal pra visitar

O Ceará tem um clima tropical semiárido com uma estação chuvosa e uma estação seca. A duração da estação chuvosa é maior ao longo da costa e em áreas montanhosas e diminui a correspondência com a depressão sertaneja. As temperaturas são elevadas e variam pouco durante o ano. Ao longo da costa a precipitação cai entre Janeiro e Junho e a época seca encontra-se entre Agosto e Dezembro.

A maior parte do interior da região é caracterizada por um clima semiárido com uma estação chuvosa que dura três a quatro meses por ano e por longos períodos de seca. Nas áreas montanhosas, por conta da altitude de 900 metros, as temperaturas são mais baixas do que o resto do estado. A melhor época para visitar a costa do Estado do Ceará são os meses mais secos entre Julho e Dezembro. No interior, é mais árido e quente e os melhores meses são entre Maio e Julho.

Mapa das praias do Ceará

Antes de começar o roteiro das praias do Ceará, de inicio, é bom dar uma olhada no mapa do estado. Assim, você já fica por dentro de que lado está cada vilarejo e qual é a distância entre eles. Além disso, se você tem dúvidas de quantos dias ficar em Fortaleza, saiba que existem muitas atrações por lá. Uma opção para aproveitar bem a viagem é visitar interiores ao redor a capital.

Vou deixar aqui o nosso roteiro do Ceará que inclui Fortaleza e o Litoral Sul do estado basicamente (por exemplo, Canoa Quebrada), além de visita em outros locais começando pela capital.

Roteiro do Ceará

Logo abaixo, vamos deixar dicas sobre o que fazer no Ceará para quem tem mais tempo disponíveis e que explorar também o Litoral Norte, incluindo Jericoacoara.
Abaixo, veja as nossas instruções e dicas para montar roteiro de praias no Ceará.

  • Dica 1 – Fortaleza

Para dar inicio com as dicas do seu primeiro dia nas praias do Ceará, vamos começar com a Capital Fortaleza, por onde a maioria das pessoas costuma chegar. Quando chegamos no Aeroporto Pinto Martins, temos as opções de taxis e ônibus urbanos de Fortaleza.

Logo após o check-in, a primeira praia a visitar é a Praia do Futuro, onde temos a opção de almoçar e curtir um começo de tarde agradável. O local é um dos mais visitados da capital e deve estar na sua lista de praias do Ceará para conhecer. Após isso, aproveite a noite na Feirinha da Beira Mar, aonde podem encontrar trabalhos artesanais do nosso Estado.

  • Dica 2 – Águas Belas

Na segunda dica, uma praia de águas calmas que fica a 65 km da Capital(1h20 de carro). Para isso, é recomendado sair pela manhã e voltar no fim da tarde. Por lá, você pode curtir várias coisa como a praia, passeio de buggy pelas falésias e lagos da região. Como é próximo de Fortaleza, a janta fica responsável pelos restaurantes de comidas típicas do Ceará.

  • Dica 3 – Passeio das 3 praias com Morro Branco e Canoa Quebrada

A terceira dica é fazer o Passeio das 3 Praias, que passa por vários lugares lindos e finaliza em Canoa Quebrada, no Litoral Leste, a 163 km de Fortaleza. Umas das melhores dicas para esse passeio é que você passe pelo menos 3 dias pela Canoa quebrada, para você aproveitar maise não perder tempo saindo da Capital.

Primeiro parada pode ser feita em Morro Branco, onde você pode fazer um passeio de buggy e conhecer a beleza do Labirinto de Falésias. A seguir, a segunda parada em Praia das Fontes e suas belas lagoas. Por fim, a terceira e ultima parada em Canoa Quebrada que da pra aproveitar um pouquinho da praia antes de fazer o check-in nos Hotéis. Por fim, você pode jantar na conhecida Broadway, principal rua de restaurantes de Canoa Quebrada.

No outro dia, um passeio incrível de quadriciclo espera por você pelas praias da região, que vai até a praia de Ponta Grossa, onde tem snorkel para ver peixinhos. Além disso, tem também a Garganta do Diabo, uma falésia enorme e bastante famosa pelos turistas. Outra oportunidade para não perder de jeito nenhum, é o Pôr do Sol nas dunas.

  • Dica 4 – Praia do Cumbuco

A quarta dica para o seu roteiro, faça o passeio para a Praia de Cumbuco, que fica a 40 quilômetros da capital. Ela é linda e considerada point de kitesurf do Estado.
Vale a pena fazer um passeio de buggy (o mais emocionante de todos) para conhecer as dunas e a lagoa do Cauípe. Depois, aproveite a estrutura da barraca, já que esse é um tour de um dia inteiro.

  • Dica 5 – Praia/Parque do Beach Park

Na quinta dica da sua viagem, separe um dia inteiro em seu roteiro de praias no Ceará para conhecer o Beach Park, um dos maiores parques aquáticos do mundo. Além do parque, você pode aproveitar a maravilhosa praia paradisíaca e tirar umas fotos para postar nas redes sociais e marcar o Turismo Ceará.

  • Dica 6 – Fortim

Na sexta dica, ao invés de voltar para Fortaleza depois de curtir a praia de Canoa Quebrada, você tem a opção esticar a viagem pelo Sul do Estado até Fortim, que fica a 30 km de Canoa.

Chegando em Fortim, aproveite para conhecer a maravilhosa Praia Pontal de Maceió, que tem poucas ondas, areias limpas e água com boa temperatura. Outras dicas de praias para conhecer na região são Canto da Barra, do Ceará e das Agulhas. Além disso, você pode aproveitar para fazer passeios de buggy, barco, a cavalo, esqui náutico, mergulho e kitesurf. Retornaria apenas para Fortaleza no final da tarde.

  • Dica 7 – Praia da Lagoinha

Nessa sétima dica, aproveite para fazer mais um passeio bate-volta saindo de Fortaleza. Dessa vez, vá para a Praia de Lagoinha, que fica na Costa Oeste do Estado. O local tem várias lagoas de água doce, dunas e falésias e é uma ótima opção do que fazer no Ceará.

  • Dica 8 – Flecheiras

Nessa oitava e penúltima fica, vai ser pra explorar o litoral Norte! Outra opção para “esticar” o roteiro no Ceará é ir para a Praia de Flecheiras. O local é uma vila de pescadores entre Fortaleza e Jericoacoara, por isso muita gente faz só um pit-stop lá no caminho para Jeri. No entanto, vale passar uns dias na região, que é bem tranquila e tem várias dunas e piscinas naturais. Veja mais no nosso site do Turismo Ceará.

  • Dica 9 – Jericoacoara

A nona e última dica do nosso roteiro do Ceará é pra você que quer curtir a praia de Jeri. Reserve pelo menos 3 ou a 4 dias apenas para curtir os passeios dessa belíssima vila. Nesse caso, não conte com o tempo de deslocamento até lá, porque pode ser bastante demorado.

Em Jericoacoara, a dica é separar pelo menos um dia para fazer o passeio do lado Leste, que passa por Pedra Furada, Árvore da Preguiça e Lagoas Azul e do Paraíso, e outro dia para o passeio do lado Oeste, que inclui sandboard nas dunas de Camocim e banho no Lago Grande em Tatajuba. Se der tempo, aproveite também para conhecer a praia da Malhada e a Vila de Jericoacoara.

Ah, já adianto que não é bom ir de Fortaleza para Jeri de carro, porque o caminho na vila é pela areia(Só se você tiver um 4×4).

– Conclusão do nosso roteiro

Em conclusão, existem várias atrações para montar seu roteiro do Ceará, por pelo menos, 15 dias. Agora, é só escolher as melhores praias e montar seu planejamento de acordo com a quantidade de dias que você tem disponível.

Agora é com você! Qual a praia mais bela e mais bonita que você acha do nosso Ceará?

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *