Dicas para viajar sozinho

Dicas para viajar sozinho

Ao viajar acompanhado, você possui alguém para ajudar em alguns problemas que podem aparecer. Entretanto, ao viajar sozinho essa possibilidade não existe.

Muitas pessoas pensam em em viajar só, mas possuem medo de ficar distantes da família, de passar por uma situação difícil, de não saber como se comunicar, etc. A seguir, separamos algumas dicas para lhe ajudar.

Se conheça

É importante conhecer todos nossos limites e vontades, principalmente em uma viagem sozinho. Para realmente saber se está preparado para fazer uma viagem só. É fundamental que você saiba tomar suas decisões sozinho, já que não terá a quem recorrer quando aparecer algum problema ou precisar de uma opinião.

Se você não está acostumado a viajar dessa forma e possui medo ou receio, poderá fazer um uma autoavaliação para saber como se sairá viajando sozinho.  Experimente  ir sozinho ao cinema, almoçar, visitar algum lugar na sua cidade, se hospede sozinho na sua cidade, etc.

É normal as pessoas terem aversão a essa ideia e querem lhe dissuadir.  Se você está decidido a viajar sozinho, ignore todas as reprovações e aproveite sua viagem. É comum as pessoas reprovarem a ideia de viajar só, por nunca terem feito, mas não se assuste, escolha um bom pacote de viagem e confie na agência.

Avise sua família

Avise sua família e amigos que irá viajar, e deixe com eles uma cópia do seu roteiro de viagem. Informe seu telefone atual para que possa ser contatado.

Tenha salvo alguns telefones úteis como da polícia turística e da embaixada brasileira, eles podem te ajudar muito. Se houver algum problema, não hesite em contatá-los. Tenha salvo também o telefone da agência aérea que comprou o pacote, e o do local que está hospedado.

Leve o necessário

Lembre que terá que carregar sua mala sozinho, por isso é importante que você leve na sua bagagem só o que você vai precisar.

Caso ache que consegue carregar todo o peso da bagagem, fique à vontade para colocar o que quiser, mas não esqueça de levar itens fundamentais como documentos e remédios. Se possui crises de  enxaqueca, náuseas ou refluxo, passe em um médico para ele lhe receitar alguns.

Deixe a mala o mais leve possível e leve uma mala fácil de carregar. Uma mala velha com rodinhas travadas só irá atrapalhar, ainda mais se pretende ir a alguma praia ou lugares rústicos.

Veja com antecedência quais documentos você irá precisar, como passaporte e visto. Sempre ande com seus documentos, dessa forma evitará possíveis confusões, principalmente se seu destino for internacional.

Fique em um Hostel

Se hospedar em um hostel é uma experiência muito agradável e divertida em uma viagem. Por mais introvertido que você seja, em um hostel haverá diversas pessoas para curtir a viagem junto com você.

Em um hostel, há muitas pessoas que também estão viajando sozinhas, e que provavelmente compartilham dos mesmos medos que você.

É um ambiente muito sociável que proporciona muita interação. Enquanto você fica sozinho em um quarto de hotel, em um Hostel você poderá escolher ficar em quarto coletivo, ter refeições com diversas pessoas, etc. No final, você terá feito amigos e não estará mais sozinho.

É perfeito para quem viaja sozinho. O quarto compartilhado não é obrigatório,  se preferir pode ficar em um quarto privado.

Você encontrará muitas com ideias e roteiros parecidos, e quando se der conta estará planejando com outras pessoas de visitar os lugares. No final não estará mais viajando sozinho.

Pesquise

É muito importante você saber aonde está indo. Procure saber mais sobre os costumes de lá, os lugares mais frequentados e os mais perigosos, o lugar onde você vai se hospedar, idioma, clima, moeda, preços, etc.

Pesquise nomes de ruas e avenidas principais, dessa forma saberá mais exatamente como chegar ao seu destino, e evitará ficar perdido ou ser enganado por algum taxista.

Planejamento

Faça um roteiro dos lugares que pretende visitar, procure saber quais locais são mais pertos um do outro para estabelecer uma rota.

Se permita adquirir algumas experiências, como andar de transporte público, participar de eventos e se vestir como as outras pessoas da região. Nesse ponto, o roteiro é muito importante para organizar o seu horário e conseguir fazer tudo o que pretende.

Tendo decidido seu destino, alguns detalhes precisam ser planejados. Se antecipe na compra de suas passagens. O quanto antes compra, menores vão ser as tarifas. O mesmo vale para a hospedagem.

Procure saber se a data que irá viajar é alta temporada para esse destino. Caso seja, o planejamento precisa ocorrer ainda mais cedo.

Se for possível, programe para chegar durante o período claro do dia. Se precisar procurar algum endereço, é bem melhor que se faça isso durante o dia.

Tenha dinheiro em papel com você. Nem todos os lugares aceitam cartões e encontrar um banco 24h pode ser um pouco complicado.

Em viagens internacionais pode ser necessário desbloquear seus carões de banco para para utiliza-los durante a viagem. Também há a possibilidade de adquirir cartões pré-pagos para algumas eventualidades.

Não esqueça das suas malas

Não esqueça suas malas pelos cantos. Não largue ela para ir conversar com alguém e nem mesmo para ir ao banheiro.

Dessa forma você poderá evitar constrangimentos, como alguém colocar alguma coisa na sua mala e fazer o detector de metais disparar, ou alguma coisa sumir e não saber ao certo se esqueceu ou se alguém furtou.

Se precisar ir ao banheiro, trate logo de despachar as malas e fazer o check-in, e só depois vá.

Bateria reserva

Estando acompanhado, você possui a vantagem de pedir o celular da outra pessoa emprestado caso apareça algum problema.

Ao viajar sozinho, por mais que você carregue o seu celular antes de viajar, pode acontecer da bateria se esgotar. É importante considerar todas as possibilidades, e por isso, leve com você uma bateria externa carregada.

Se atente ao horário do voo

Ao viajar com alguém, há a vantagem de ter outra pessoa para nos lembrar do horário do voo você esqueça.

Entretanto, sozinho o cuidado redobrado. Por isso, se achar necessário coloque um alarme no celular para que isso não aconteça.

Leve uma distração

A não ser que pretenda sair todas as noites, o que é difícil, é provável que queira “fazer nada” alguma (s) noite (s). Então leve também um bom livro, carregue seu tablet com filmes ou jogos, algo que te distraia. Enfim, qualquer coisa para um momento de descanso. As vezes, viajando sozinho, também é importante diminuir o ritmo e simplesmente relaxar.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *