Como fazer um roteiro de viagem
Para garantir melhor aproveitamento de uma viagem, pode ser necessário fazer um planejamento. Preparar um roteiro de viagem é uma etapa muito importante, pois é nele que você decidirá os locais a visitar, hospedagem e definirá a rota.
Um bom roteiro proporciona melhor utilização do tempo e conhecimento de uma localidade. É muito importante que essa etapa não seja negligenciada.
Decida o destino
Ao planejar um roteiro um é muito importante decidir o(s) destino(s). Você pode decidir em ficar em um único país e conhecer apenas uma cidade, ou fazer um tour por vários estados.
A vantagem de ficar em apenas uma cidade, é a oportunidade de conhecer mais profundamente aquela região específica, conhecendo os bairros e os pontos turísticos.
Agora, ao fazer um tour pela Europa, visitando várias cidades e países, não garante que está de fato conhecendo. Por isso, decidir o(s) destino(s) é fundamental no seu roteiro, dessa forma poderá definir uma rota que permitirá que você conheça melhor a região.
Pesquise seu destino
Pesquisar o destino é uma etapa muito importante. Pesquise sobre seu(s) destino(s), e defina o que você vai fazer em cada um deles.
Pesquise na internet, assista a filmes documentários e séries que fale um pouco do local que você quer ir, ou que foram gravados nele. Dessa forma você pode ter uma ideia de como é a região e ir destacando os pontos para visitar. Caso goste do filme que assistiu, pode até ir nos lugares onde foi gravado.
É uma forma muito mais interessante de buscar informações sobre pontos turísticos. Vlogs de viagens ajudam muito a decidir o local. Ter a opinião de outras pessoas sobre lugares como, restaurantes e parques, e assim, selecionar as atividades que você gostaria de fazer.
A forma como os lugares são apresentados em Vlogs é bem dinâmica, e isso ajuda muito a decidir os lugares para ir comer, visitar, bater fotos, etc. Pesquise também em blogs e site, como o Trip Advisor.
Faça uma Lista
Faça uma lista de vários lugares, até mesmo os que você não tem certeza se terá tempo para visita-los. Nunca se sabe se é pode acontecer algum imprevisto, como o lugar que você quer ir não está aberto ao público por exemplo. Nesse caso ter outras alternativas é bom.
Crie categorias para todos os lugares, como biblioteca, restaurantes, museus, shows e, bares, e defina o melhor lugar para visita-los. Por exemplo, ir ao museu e ao bar à noite e ao parque e a um restaurante durante o dia.
É importante também enfatizar as tarefas a serem realizadas, como ir ao mercado. Dessa forma conseguirá suprir suas necessidades sem ficar sem tempo.
Depois de ter feito a lista, organize como ela vai se encaixar dentro do seu roteiro. Depois de decidir o destino, pesquise sobre ele.
Caso descobrir alguma atividade interessante que não estava em seu roteiro, não deixe de faze-la. O roteiro ajudará a se organizar e traçar uma rota, mas não significa que terá que segui-la a risca. O importante é se divertir.
Otimize seu tempo
Decida quanto tempo ficará em cada lugar. Caso saiba o destino e a data de ida e volta, não será tão complicado. Entretanto, ao fazer um tour pela Europa e ir visitar vários países, é muito importante ter decidido quantos dias vai passar em cada lugar.
Caso queira visitar vários lugares em uma cidade específica, saiba que você precisa dar passar mais tempo nela.
Lembre-se que imprevistos sempre acontecem, e por isso é muito importante ter um plano B. Se possível, faça um segundo roteiro pensando em detalhes que podem se tornar um problema, como clima e outros ocorridos.
Escolha a hospedagem
Tendo decidido o tempo que ficará em cada local, você precisará decidir em qual hotel ou hostel ficará.
Para isso, é muito importante pesquisar quanto custa a diária em cada lugar. Nesse ponto você começará dá mais forma para o seu roteiro.
Ao procurar por hostels e hotéis, veja onde fica a localização deles. Localidades movimentadas, próximas a metrô, estações de trens facilitarão sua viagem.
É bem melhor ficar próximo ao centro da cidade e poder se locomover a pé, do que ficar muito distante da parada e ficar gastando energia no percurso.
O deslocamento precisa ser curto. Escolher uma hospedagem que fique próximo aos lugares que quer visitar ajuda muito na locomoção. Considere o deslocamento de cada lugar.
Por exemplo, o primeiro ponto do seu roteiro precisa ser a cerca de 10 minutos da sua hospedagem, e o próximo a 10 minutos também e assim sucessivamente.
Observe atividades próximas para fazer, dessa forma você aproveita muito mais a região do que ir gastando 40 minutos de viagem.
Utilize mapas virtuais
Para ver melhor o deslocamento, você pode visitar alguns sites como Google Maps. Nele, você pode ver onde cada lugar fica exatamente, e com a lista em mãos tudo isso fica mais fácil.
Por exemplo, se você deseja ir a um museu, é só pesquisar no mapa online onde todos os museus ficam. Se eles ficarem perto um do outro você pode fazer um dia só para visitar os museus da região
Em seguida, veja quais restaurantes que você colocou na lista ficam perto dos museus que está visitando e estabeleça uma rota. O Google Maps ajuda muito nesse ponto, ao colocar os lugares, ele vai criando um trajeto automaticamente.
Dessa forma você já tem um roteiro desse dia montado. Ao verificar a distância, não esqueça de levar em consideração o horário de funcionamento dos locais e se abrem todos os dias. Quanto mais próximos um ponto do outro, melhor.
Um aplicativo muito bom para roteiros é o Google My Maps. Ele ajuda a criar um roteiro em si. Com ele você pode separar os pontos que deseja visitar por cores, e separar em dias.
Ele pode ser acessado por meio de smartphone, o que torna o uso ainda mais prático quando estiver andando, no ônibus ou no carro.
Com o Google My Maps você poderá ter acesso ao mapa off-line, ou seja, não precisará de a acesso à internet.